Beatificação de João Paulo II pode estar próxima

Segundo a imprensa italiana, o processo de beatificação de João Paulo II pode ser concluído em até outubro de 2011. Após dois médicos confirmarem que não há explicação científica para um suposto milagre realizado pelo ex-papa, ao curar uma freira que sofria de Parkinson, o processo de beatificação ganhou um novo impulso. Segundo a imprensa italiana, o processo de beatificação de João Paulo II pode ser concluído em até outubro de 2011. 

Após dois médicos confirmarem que não há explicação científica para um suposto milagre realizado pelo ex-papa, ao curar uma freira que sofria de Parkinson, o processo de beatificação ganhou um novo impulso. A freira padecia da mesma doença de João Paulo II desde 2001, mas se curou alguns meses depois da morte do último Pontífice, para quem rezava continuamente.

Com a confirmação da inexistência de explicações científicas para o caso, antes do fim do ano os sete médicos integrantes da comissão da Santa Sé se reunirão para estudar o milagre a fundo. Se for considerado milagre, o caso passará à Congregação para as Causas dos Santos, da qual fazem parte 30 cardeais, para posterior aprovação. Se também passar pelo crivo dos cardeais, o "milagre" será apresentado a Bento XVI para a análise definitiva. A beatificação poderá acontecer apenas depois deste passo.

Foram catalogados 251 supostos milagres atribuídos a João Paulo II, mas o postulador da causa, o sacerdote polonês Slawomir Oder, elegeu a cura da freira para ser estudada. De acordo com o ACI Digital, o padre Oder, em visita à Espanha, assegurou que o processo se encontra num momento crucial. "Chegamos ao fim da primeira fase, relacionada ao heroísmo e às virtudes [de João Paulo II] e, agora temos que empreender o processo dos milagres. Quando terminar, a Igreja já poderá definir o processo para sua beatificação", explicou o postulador.

O sacerdote explicou que "há duas vias para chegar à santificação. Uma é através do martírio, a outra, que é a que está sendo seguida com João Paulo II, é o heroísmo das virtudes, como viveu essa pessoa. É necessário ter a convicção de que essa pessoa é um homem de Deus e deve haver uma opinião difundida e majoritária, expressa por voz do povo de que viveu em santidade. A partir daí se faz um estudo de sua vida e vão se enumerando todas suas virtudes: a fé, a esperança, a caridade, a obediência, a pureza e a humildade".

Católicos do mundo todo esperam ansiosamente por essa beatificação devido ao imenso prestígio conquistado por Wojtyla. Com seu carisma, o papa cativou até mesmo os não-cristãos e seguidores de outras doutrinas.

Responder