Arquivo de abril 2011

João Paulo II será beatificado neste domingo

A beatificação de João Paulo II acontece neste domingo, 1º de maio, seis anos após sua morte. A cerimônia solene será celebrada pelo Papa Bento XVI na Praça de São Pedro, no Vaticano, a partir das 10h. O caixão com o corpo do futuro beato foi exumado hoje, 29, e colocado ao lado do corpo de São Pedro, onde ficará exposto à visitação até a cerimônia.

A cerimônia será transmitida pelo Vaticano em tempo real por meio das redes sociais Twitter e Facebook, além de um canal especial do YouTube dedicado ao Papa polanês. O Vaticano fez uma homenagem ao pontífice colocando no ar hoje uma página na internet (www.joaopauloii.va) sobre sua vida, trajetória religiosa e pontificado.
No Vaticano, religiosos observam o caixão do papa João Paulo II
O polonês Karol Wojtyla foi escolhido papa em 1978 quando adotou o nome de João Paulo II. Ele comandou a Igreja Católica por 27 anos até 2005 – quando morreu aos 85 anos. Foi o terceiro papa com o pontificado mais longo da história do Vaticano atrás apenas de São Pedro e Pio IX.
Poliglota e versátil, João Paulo II foi considerado um dos líderes políticos mais influentes do mundo. No período que comandou a Igreja Católica, visitou mais de 120 países e se reuniu com líderes religiosos dos mais distintos credos. Foi grande incentivador do Movimento Escoteiro, e fazia diversas visitas a eventos mundiais e europeu da maior organização juvenil do mundo
Católicos do mundo todo esperam ansiosamente por essa beatificação devido ao imenso prestígio conquistado por Wojtyla. Com seu carisma, o papa cativou até mesmo os não-cristãos e seguidores de outras doutrinas.

Clique aqui e confira o Hino da Beatificação.


Rodrigo Martins

Brasil é o 3º país onde mais se crê em Deus e em vida após a morte

A grande maioria dos brasileiros acredita em Deus e também na existência de vida após a morte. Levantamento do instituto Ipsos, realizado em 23 países, mostra que o Brasil é o terceiro país onde mais se acredita na existência de uma entidade divina. Enquanto 51% da população mundial crê em uma “entidade superior”, no Brasil o índice é de 84%, atrás de Indonésia e Turquia. Do total dos entrevistados, 18% afirmaram não acreditar em nenhuma forma divina.

Metade dos entrevistados também acredita que exista vida após a morte. Destes, 23% acham que há vida após a morte, mas não paraíso ou inferno. Essa ainda é a opinião de boa parte dos brasileiros, atrás dos mexicanos (40%) e dos russos (24%). Há ainda 2% que acreditam que haja paraíso, mas não inferno.

Entre os que crêem em reencarnação – que constituem 7% da população no mundo –, os brasileiros são 12%. Mesmo assim, o país fica em segundo lugar nessa questão. Em cada quatro entrevistados, uma acha que, após a morte, as pessoas deixam de existir, enquanto 26% disseram que “não sabem” o que acontece. Outro dado interessante é que 28% das pessoas ouvidas (foram 18.829 adultos, no total) acham que o homem foi criado por um ser divino, e 41% crêem na teoria da evolução (de que o ser humano se originou de criaturas mais primitivas).

Fonte: Notícias Cristãs

Semana Santa movimentada para os Católicos de Gurupi

Como já é tradição em Gurupi, todas as paróquias celebraram a Semana Santa com muita intensidade e participação expressiva dos fiéis. Missas, vigílias, vias-sacras, retiros, momentos de adoração, o Beijo da Cruz, enfim, todos os ritos litúrgicos que antecedem à Páscoa.






Para esta postagem, destaco o retiro espiritual para homens que aconteceu na manhã sexta-feira, 22, na Casa de Maria. O encontro reuniu cerca de 70 homens entre jovens, adultos e idosos e teve como tema central Fé e Conversão. O comerciante Harry Coelho Soares relata um pouco do que refletido, “precisamos nos reconciliar com Deus para encontrarmos nossa verdadeira felicidade”.
Momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento

Ainda na sexta-feira, só que à noite, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Setor Vila Íris, realizou pela primeira vez a encenação da Via-Sacra. Os fiéis acompanharam tudo em procissão pelas ruas do bairro, tendo o encerramento na Comunidade Nossa Senhora das Graças. Foram 15 jovens e adolescentes envolvidos na peça, todos participando pela primeira vez da encenação.
Danilo Donato, de apenas 14 anos de idade, interpretou Jesus Cristo


Na Paróquia Imaculada Conceição o Coral Cantando para Cristo apresentou na Missa de Domingo, 24, pela manhã, a música Sentido da Páscoa - Turma do Printy. São ao todo 40 integrantes entre oito e vinte anos. À noite o Grupo Resgate Jovem apresentou um teatro musical sobre a morte e ressurreição de Jesus Cristo.
Coral Cantando para Cristo e as crianças da Infância Missionária
Veja mais fotos no nosso Álbum.

Retiro da Sexta-Feira da Paixão reúne homens em Gurupi

Momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento
Na manhã da Sexta-Feira Santa, 22, aconteceu um retiro espiritual para homens na Casa de Maria em Gurupi, com o tema fé e conversão. O encontro reuniu cerca de 70 jovens, adultos e idosos. Eles refletiram sobre o sacrifício de Jesus no calvário e a proposta de mudança de vida que Cristo tem para a humanidade.

A vontade de falar e discutir a Palavra de Deus. Esta era a intenção do encontro, na visão do organizador, diácono Adão Cândido. E deu certo. Ele conta ainda que alguns participantes partilharam um pouco sobre a sua vida, “tivemos testemunhos de pessoas que viviam na vaidade e nas coisas mundanas, hoje estão vivendo muito bem as coisas de Deus”, relatou.

Homens reunidos em oração pela mudança de vida
O comerciante Harry Coelho Soares comenta que foi um momento de muita alegria poder refletir a Paixão de Cristo e a importância da conversão. “Precisamos nos reconciliar com Deus para encontrarmos nossa verdadeira felicidade”, concluiu Soares.

O padre Deusimar Correia, da Paróquia Nossa Senhora D’Abadia, ministrou a última palestra abordando o tema do retiro. Citando a passagem bíblica do encontro de Zaqueu com Jesus (Lucas 19, 1-10), o pároco frisou que “a conversão é a tomada de posse da vida eterna que Deus nos dispõe”.





No encerramento, fazendo uma reflexão sobre Zaqueu - que subiu numa árvore para chamar a atenção de Jesus - o diácono Adão motivou os participantes a também chamar a atenção de Jesus, convidando alguém para o Grupo de Terço dos Homens. Todas as segundas-feiras, às 19h30min, o grupo se reúne na Casa de Maria.

Paróquia de Gurupi realiza mutirão de limpeza nas ruas

Padre Diniz liderando o mutirão de limpeza no setor Vila Íris 
Na manhã deste sábado, 16, os fiéis da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, situada no setor Vila Íris, de Gurupi, fizeram um mutirão de limpe za pelas ruas do bairro. O pároco, Padre Diniz, destacou que o movimento é uma ação concreta da Campanha da Fraternidade, que este ano reflete o tema "Fraternidade e a Vida no Planeta.
Os fiéis se uniram no mutirão

Hoje, Domingo de Ramos, a Igreja Católica celebra a entrada de Jesus em Jerusalém, montado em um jumentinho - o símbolo da humildade - e aclamado pelo povo simples que O aplaudia como "Aquele que vem em nome do Senhor". Este dia litúrgico marca o início da Semana Santa, onde durante as celebrações das Santas Missas é feita a Coleta da Campanha da Fraternidade, onde o dinheiro arrecado no ofertório é destinado a obras sociais referentes ao tema da CF.

Vaticano apresenta Catecismo Jovem da Igreja Católica, o Youcat

Nesta quarta-feira, 13, a Santa Sé, durante uma coletiva de imprensa, apresentou o "Youcat", Catecismo da Igreja Católica para os jovens, preparados para os participantes da 26ª Jornada Mundial da Juventude, em agosto deste ano.


Segundo o Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Dom Rino Fisichella, o lançamento do YouCat aconteceu graças ao empenho do Papa Bento XVI. "Ele que se interessou desde o início desta iniciativa. Ele percebeu que esta iniciativa era importante e se interessou, seguiu, encorajou-a até o fim e escreveu o prefécio que dá dinâmica ao "YouCat" para toda a Igreja, para todo o mundo", salienta Dom Fisichella.

O Catecismo para os jovens está sendo traduzido para seis idiomas com uma tiragem inicial de 700 mil exemplares. "Este é um presente do Santo Padre aos jovens participantes na Jornada Mundial da Juventude", destacou o presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Cardeal Stanislaw Rylko.


Ao falar sobre a JMJ, o Dom Rylko observou que "não é suficiente fazer com que os jovens sonhem, mas eles devem ser ajudados a crescer com raízes sólidas no 'humus' da tradição cristã. Uma verdadeira educação na fé dos jovens deve começar por colocar em Cristo sua liberdade. Ele é a rocha segura sobre a qual podem construir a sua vida". 


A obra é composta por 527 perguntas e respostas diretas que abordam assuntos da vivência cotidiana da fé católica respondendo as principais dúvidas dos jovens. "Se tornou uma aventura incrível e é um milague que hoje esteja em vossas mãos um catecismo da Igreja Católica para os jovens fiéis, mas, ao mesmo tempo numa linguagem que passou por dois longos períodos de trabalho sobre cada palavra e sobre cada pergunta", conta o Arcebispo de Viena, na Áustria Dom Schönborn.


"O conteúdo Youcat traduz o conteúdo do Catecismo da Igreja Católica de modo rigoroso e fiel, adequado para os jovens. Não ignora o Catecismo, mas leva a ele, abre o caminho para o Catecismo e o Compêndio. Sua finalidade é levar os jovens a aprofundar o conhecimento de sua fé", explica Dom Rylko.

Dom Fisichella também enfatizou que o "Youcat" responde a uma exigência do momento presente que deve saber apresentar, em linguagem simples, abrangente e, sobretudo, acessíveis aos jovens, o patrimônio da fé que sempre e em todo lugar professam os cristãos".

Domingo de Ramos: o início da Semana Santa

A Semana Santa começa no Domingo de Ramos, porque celebra a entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho – o símbolo da humildade – e aclamado pelo povo simples, que O aplaudia como "Aquele que vem em nome do Senhor". Esse mesmo povo O havia visto ressuscitar Lázaro de Betânia havia poucos dias e estava maravilhado. E tinha a certeza de que este era o Messias anunciado pelos profetas; mas tinha se enganado no tipo de Messias que o Senhor era. Pensavam que fosse um Messias político, libertador social que fosse arrancar Israel das garras de Roma e devolver-lhe o apogeu dos tempos de Salomão.

Para deixar claro a esse povo que não era um Messias temporal e político, um libertador efêmero, mas o grande libertador do pecado, a raiz de todos os males, então, Cristo entra na grande cidade, a Jerusalém dos patriarcas e dos reis sagrados, montado em um jumentinho; expressão da pequenez terrena, pois não Ele é um Rei deste mundo!

Dessa forma, o Domingo de Ramos é o início da Semana que mistura os gritos de hosanas com os clamores da Paixão de Cristo. O povo acolheu Jesus abanando seus ramos de oliveiras e palmeiras. Os ramos significam a vitória: “Hosana ao Filho de Davi: bendito seja o que vem em nome do Senhor, o Rei de Israel; hosana nas alturas”. 

Os ramos santos nos fazem lembrar que somos batizados, filhos de Deus, membros de Cristo, participantes da Igreja, defensores da fé católica, especialmente nestes tempos difíceis em que ela é desvalorizada e espezinhada.
Os ramos sagrados que levamos para nossas casas, após a Santa Missa [do Domingo de Ramos], lembram-nos de que estamos unidos a Cristo na mesma luta pela salvação do mundo, a luta árdua contra o pecado, um caminho em direção ao Calvário, mas que chegará à Ressurreição.

O sentido da Procissão de Ramos é mostrar essa peregrinação sobre a terra que cada cristão realiza a caminho da vida eterna com Deus. Ela nos recorda que somos apenas peregrinos neste mundo tão passageiro, tão transitório, que se gasta tão rapidamente. Mostra-nos que a nossa pátria não é neste mundo, mas na eternidade, que aqui nós vivemos apenas em um rápido exílio em demanda pela casa do Pai.

A Missa do Domingo de Ramos traz a narrativa de São Lucas sobre a Paixão de Nosso Senhor Jesus: Sua angústia mortal no Horto das Oliveiras, o Sangue vertido com o suor, o beijo traiçoeiro de Judas, a prisão, os maus-tratos nas mãos dos soldados na casa de Anãs, Caifás; o julgamento iníquo diante de Pilatos, depois, diante de Herodes, a condenação, o povo a vociferar “Crucifica-o, crucifica-o”; as bofetadas, as humilhações, o caminho percorrido até o Calvário, a ajuda do Cirineu, o consolo das santas mulheres, o terrível madeiro da cruz, o diálogo com o bom ladrão, a morte e sepultura.

A entrada “solene” de Jesus em Jerusalém foi um prelúdio de Suas dores e humilhações. Aquela mesma multidão que O homenageou, motivada por Seus milagres, agora Lhe vira as costas e muitos pedem a Sua morte. Jesus, que conhecia o coração dos homens, não estava iludido. Quanta falsidade nas atitudes de certas pessoas! Quantas lições nos deixam esse dia [Domingo de Ramos]!

O Mestre nos ensina com fatos e exemplos que o Seu Reino, de fato, não é deste mundo. Que ele não veio para derrubar César e Pilatos, mas para derrubar um inimigo muito pior e invisível, o pecado. E para isso é preciso se imolar; aceitar a Paixão, passar pela Morte para destruir a morte; perder a Vida para ganhá-la.

A muitos o Senhor decepcionou; pensavam que Ele fosse escorraçar Pilatos e reimplantar o reinado de Davi e Salomão em Israel; mas Ele vem montado em um jumentinho frágil e pobre. "Que Messias é este? Que libertador é este? É um farsante! É um enganador, merece a cruz por nos ter iludido", pensaram. Talvez Judas tenha sido o grande decepcionado.

O Domingo de Ramos ensina-nos que a luta de Cristo e da Igreja, e consequentemente a nossa também, é a luta contra o pecado, a desobediência à Lei sagrada de Deus que hoje é calcada aos pés até mesmo por muitos cristãos que preferem viver um cristianismo “light”, adaptado aos seus gostos e interesses e segundo as suas conveniências. Impera como disse Bento XVI, a ditadura do relativismo.

O Domingo de Ramos nos ensina que seguir o Cristo é renunciar a nós mesmos, morrer na terra como o grão de trigo para poder dar fruto, enfrentar os dissabores e ofensas por causa do Evangelho do Senhor. Estar disposto a carregar a cruz com aquele que a levou até o Calvário sem abandoná-la. Estar disposta a defender o Cristo e a Igreja com novo ardor, e com novo ânimo, especialmente hoje em eles são tão aviltados em todo mundo.

Por: Felipe Aquino

Encontro Regional da Juventude e Adolescência Missionária desperta diocese de Tocantinópolis para a missão


“Foi um evento que despertou nossa Igreja e animou as pessoas da cidade de Araguaína; há muito tempo não se via um evento tão animado pelo espírito missionário e juvenil aqui na diocese de Tocantinópolis”. Foi a avaliação que o bispo da diocese de Tocantinópolis (TO), dom Giovane Pereira Melo, fez após o 8º Encontro Regional da Juventude e Adolescência Missionária (8º Erjam), que aconteceu em Araguaína (TO), entre os dias 8 e 10 de abril.

O evento reuniu mais de 300 jovens do Regional Centro-Oeste da CNBB (Distrito Federal, Goiás e Tocantins) e discutiu o lema da Campanha da Fraternidade 2011, “A criação geme em dores de parto”, (Rm 8,22) e o lema do próprio encontro. “Conhecer Jesus Cristo é nossa alegria, segui-lo é uma graça, anuncia-lo é nossa missão (DAp 18)”.

Dom Giovane, que participou do encontro durante todo o fim de semana, elogiou a disposição e alegria dos jovens que, apesar de muitos viajarem mais de 1.200 quilômetros de ônibus, para participar do encontro, demonstraram o espírito missionário no evento. “Foi uma graça para nossa diocese receber tantos jovens de fora e poder ver no rosto de cada um o espírito missionário e a abnegação; a diocese de Tocantinópolis vivenciou um momento rico que fortaleceu nossas pastorais, principalmente o Setor Juventude”, disse, contente, o prelado.O secretário nacional da Juventude Missionária, padre Marcelo Gualberto, também avaliou positivamente o encontro. Ele destacou a integração entre os jovens e a disposição das comunidades acolhedoras. “Os jovens realmente abraçaram o espírito missionário durante o encontro, pois, mesmo longe de casa, eles souberam participar e vivenciar o momento com outros jovens e com as comunidades; eles mostraram desapego e humildade para participar do evento. As comunidades acolhedoras também estão de parabéns por ter nos recebido tão bem no Erjam”, sublinhou o secretário.

Para a anfitriã do encontro, a assessora da Juventude Missionária na diocese de Tocantinópolis, Dores Lúcia, este foi o melhor Erjam que já aconteceu até hoje. “A cada ano o evento fica mais rico e este, sem dúvida, foi o melhor. A Igreja de Tocantinópolis ainda não tinha visto um encontro como esse da Juventude Missionária e foi bom porque pudemos aproveitar para lançar o espírito missionário em nossa Igreja particular e a JM, apesar de ser pouco conhecida na diocese, agora foi muito bem divulgada e as pessoas sabem quem nós somos”, destacou Lúcia. A jovem frisou ainda que um passo importante foi dado na diocese de Tocantinópolis para desenvolver o espírito da Juventude Missionária na Igreja local. “A criação de grupos da Juventude Missionária em todas as paróquias da diocese já está presente no Plano de Pastoral 2011 e isso é muito bom porque vamos crescer a partir de agora”, comemorou a coordenadora.

A jovem Eline da Conceição, 17, do município de Araguaína, pela primeira vez na organização do encontro regional, disse que a experiência foi única e que os objetivos esperados foram alcançados. “Pela primeira vez participei da equipe organizadora do Erjam e foi uma experiência muito interessante que alcançou seus objetivos porque conseguimos fazer aquilo que prevíamos: trocar experiências, visitar as comunidades, e discutir temas de importância universal como o meio ambiente”, avaliou a jovem.

Os visitantes Thais Duarte Queiroz, 22, coordenadora da JM de Brasília; e o jovem Antônio Carlos Gomes, coordenador da Juventude Missionária de Goiânia, também gostaram do 8º Erjam de Araguaína. “Foi um aprendizado rico e a troca de experiências, mais uma vez, foi um dos pontos fortes do evento. Eu destaco também o tema da CF-2011, que, sem dúvida, despertou os jovens para a conscientização ambiental”, avaliou Antônio. “Foi muito bom conviver aqueles dias em Araguaína. Eu fiquei com minha comunidade num bairro simples do município, mas muito acolhedor que me fez sentir muito bem. O tema da Campanha da Fraternidade também foi importante porque fez os jovens pensarem que não somente as empresas, mas todas as pessoas devem cuidar do planeta”, completou a brasiliense Thais.

O 9º Encontro Regional da Juventude Missionária (9º Erjam) está marcado abril de 2012 (após a Páscoa). O evento vai ser realizado na diocese de Luziânia (GO). Os jovens da diocese já levaram a bandeira do Erjam para a sua cidade. A partir de agora eles dão início aos preparativos do encontro.

Fonte: CNBB/POM

Missão Sacramento lança site oficial

O ministério já está em período de gravação do segundo CD

Com seis anos de estrada, a Missão Sacramento lança o seu site oficial para divulgar os trabalhos da banda. No endereço www.missaosacramento.com.br estão disponíveis a agenda do grupo, as músicas e cifras do primeiro CD “Cantarei Glória, galeria de fotos, além de um link para testemunhos.

Atualmente são cerca de 40 pessoas envolvidas no projeto de evangelização que iniciou com a participação em um festival de música católica. O atual desafio da Missão Sacramento é a gravação do seu segundo CD, que está sendo produzido no Rio de Janeiro e em Cuiabá.

Histórico
Criado em 2005 para participar de um festival de música católica, da Arquidiocese de Palmas, o então “Ministério de Música Sacramento” centrou-se na profissionalização da sua arte, a serviço da evangelização. Passou o tempo e de acordo com a fidelidade e maturidade na oração pessoal, vivência de fé, testemunho de vida e principalmente, na Adoração ao Santíssimo Sacramento, o grupo foi amadurecendo e “afinando” seus ouvidos para o “novo” que Deus se propunha a fazer.

Não era apenas um projeto para mais um ministério de música, com o qual a Igreja Católica poderia contar. Deus quis mais de nós. Desejou mais comprometimento, mais doação, sacrifícios. E do meio do povo, de vários lugares, advindos de histórias e contextos de vida completamente diferentes, Ele foi escolhendo um a um.

Quase seis anos após o início dessa linda aliança de amor construída em solo tocantinense, a Missão Sacramento reconhece, com gratidão e temor, as maravilhosas obras que o mesmo Senhor que a criou, tem realizado em seu meio, e através dela. Hoje, somos quase 40 pessoas, entre missionários e colaboradores. Jovens, casais, pessoas com vidas “normais”, com as mesmas dificuldades que quaisquer outras. Gente que trabalha, estuda, chora, sorri, diverte-se, mas que não se esquece do foco central de sua vida. Pois, é necessário anunciar o Evangelho. Seja pela música, seja pela pregação própria. Seja pela organização de eventos, ou apenas numa oração, abraço, olhar ou atitude concreta dirigida ao irmão que sofre e carece da plenitude de vida, tão desejada por Jesus Cristo.

Compositores católicos podem concorrer a prêmio de R$ 10.000,00

Para comemorar o aniversário de 10 anos, a Comunidade Católica Verbo Eterno realiza o seu I Festival de Música


Para comemorar o aniversário de 10 anos, a Comunidade Católica Verbo Eterno está realizando o I Festival Verbo Eterno de Música Católica. Outro objetivo do evento é descobrir e revelar novos nomes e talentos na música Católica no Brasil. As músicas inscritas deverão ser inéditas e expressar a fé em Deus. 

O Festival será constituído por uma fase seletiva, uma fase eliminatória e uma final. As inscrições vão até o dia 20 de junho no site www.verboeterno.com.br. Na primeira fase serão selecionadas 30 músicas e os escolhidos concorrerão entre si na fase eliminatória que acontece nos dias 13 e 14 de agosto.

A final será no dia 03 setembro onde os 10 melhores concorrentes irão concorrer à premiação de R$ 10.000,00 para o 1º lugar; R$ 5.000,00 para o 2º; R$ 3.000,00 para o 3º; e R$ 1.000,00 para os 4º e 5º lugar colocados

Corpo de João Paulo II será exumado para cerimônia de beatificação

O corpo será transferido para a basílica de São Pedro onde será exposto aos fiéis


No próximo dia 20 o corpo do Papa João Paulo II vai ser exumado para a beatificação do Pontífice que ocorre no próximo mês. O corpo será transferido para a basílica de São Pedro no próximo dia 1º de maio, onde será colocado no altar da confissão e exposto aos fiéis.


De acordo com o vigário do Papa para a diocese de Roma, o cardeal Agostino Vallini, o conjunto de cerimônias vai ser financiado sem recursos de dinheiro público. Um hino de beatificação de João Paulo II, chamado "Abram as portas a Cristo", será apresentado durante a celebração. O Vaticano espera que cerca de 300 mil peregrinos compareçam ao evento.


Karol Józeg Wojtula foi pontífice entre os anos de 1978 até 2005, quando faleceu. João Paulo II, como era conhecido, teve o terceiro maior pontificado documentado da história e foi grande incentivador do Movimento Escoteiro, e fazia diversas visitas a eventos mundiais e europeu da maior organização juvenil do mundo.

CNBB lança concurso para música do hino da Campanha da Fraternidade 2012

O tema da CF do próximo ano será “Fraternidade e saúde pública”, e o lema: “Que a saúde se difunda sobre a terra!” (Cf. Eclo, 38,8)


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está lançando o concurso para a música do Hino da Campanha da Fraternidade de 2012. O prazo para o envio das composições à CNBB é até o dia 15 de maio. A primeira etapa foi concluída em 1º de fevereiro, com a escolha da letra.

“A CNBB agradece a todos os que participaram do concurso da letra e solicita a colaboração dos compositores para a criação de uma música fluente e bela para o hino da CF 2012”, afirmou o assessor da CNBB para a Música Litúrgica, padre José Carlos Sala.


A CF de 2012 tem como tema: “Fraternidade e saúde pública”, e lema: “Que a saúde se difunda sobre a terra!” (Cf. Eclo, 38,8). O objetivo geral é promover ampla discussão sobre a realidade da saúde no Brasil e das políticas públicas da área, para contribuir na qualificação, fortalecimento e consolidação do Sistema Único de Saúde - SUS, em vista da melhoria da qualidade dos serviços, do acesso e da vida da população.

Concurso Cartaz
As inscrições para o concurso do cartaz estão abertas até o dia 03 de junho. No cartaz deve conter uma imagem ou arte que represente o lema da CF 2012, além dos seguintes textos: “Campanha da Fraternidade 2012”; “Fraternidade e saúde pública” e “Que a saúde se difunda sobre a terra (Cf. Eclo, 38,8).

Mais informações sobre a Campanha da Fraternidade estão disponíveis no site da CNBB (www.cnbb.org.br).