Com encontros carregados de alegria e amizade, a Pastoral da Pessoa Idosa da Comunidade Nossa Senhora Aparecida, no setor Vila Íris tem sido fundamental para a saúde física e mental dos participantes. São mais de 30 idosos que se reúnem nas tardes de quarta-feira feira na Casa da Criança, para momentos de oração e atividades de artesanato, música, teatro, dança e confraternizações de datas comemorativas.Segundo a agente de saúde, Maria do Livramento, coordenadora do grupo, os encontros são planejados através das opiniões e necessidades dos próprios idosos, proporcionando-lhes condições para terem uma vida melhor e mais saudável. Eles gostam tanto que fazem de tudo para não perder sequer um encontro, como comenta o deficiente visual Domingo Pinto e sua esposa Damazia, que faltam o grupo apenas quando estão com algum problema físico.
Além dos benefícios para a saúde a pastoral tem auxiliado na melhora da auto-estima e da convivência entre os idosos. Eva Morais, 77 anos, comenta que tudo de bom que tem acontecido na sua vida e seus melhores momentos têm acontecido através do grupo. Ela ainda diz que através dos encontros aprendeu a amar cada vez mais as pessoas.
O grupo foi fundado em 1994 pela Irmã Hilda Justen, com o objetivo de promover o desenvolvimento físico, mental, social, espiritual, cognitivo e cultural dos idosos. São 15 anos de uma história que não pára de crescer. O aposentado Leodoro Ribeiro, de 74 anos, comenta que participa da pastoral porque é onde ele se sente feliz no meio de tantas amizades que vão sendo construídas e fortalecidas ao longo do tempo. Mesmo depois do recente falecimento da sua esposa, ele não parou de participar dos encontros.
No Brasil, a Pastoral da Pessoa Idosa cresceu 15,3% em idosos acompanhados no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Hoje, a PPI atende 142.573 idosos em todo o país e conta com 15.747 líderes atuantes.








Além dos momentos de espiritualidade os congressistas puderam participar da transmissão ao vivo de programas da TV Canção Nova, como Direção Espiritual, apresentado pelo Padre Fábio de Melo e PHN, conduzido pelo cantor e missionário, Dunga.

