Beatificação de João Paulo II pode sair em 2010



Existem muitas especulações acerca da beatificação do papa João Paulo II. Vários veículos de comunicação já divulgam como certa a oficialização para o próximo ano, mas até o momento não há nada confirmado. Segundo uma nota divulgada pelo Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, as etapas do processo, ainda não estão finalizadas, mas João Paulo II "certamente será beatificado".


Com base em fontes do Vaticano, o jornal italiano La Repubblica, afirmou em sua edição do dia 03 que a oficialização poderá ocorrer entre abril e maio de 2010. Porém, numa entrevista ao site Correio da Manhã, publicada no dia 06, o cardeal português, Dom José Saraiva, prefeito emérito da Congregação para as Causas dos Santos, comenta que a beatificação poderá acontecer no final do próximo ano, devido os trâmites legais.

Em 2008, o papa Bento XVI autorizou o início do processo de beatificação sem que fosse necessário esperar os cinco anos depois da morte de João Paulo II, como estabelece o Código de Direito Canônico, mas assegurou que não haverá mais exceções ao procedimento.

Conforme uma fonte próxima à Congregação para as Causas dos Santos, a Agência de Notícias Italiana – ANSA publicou no mês passado que as próximas etapas do processo de beatificação incluem uma reunião entre cardeais e bispos membros da Congregação, que acontecerá até o fim do ano, para aprovar as virtudes heróicas de Karol Wojtyla. Posteriormente acontece o exame dos fatos apresentados como milagres, que passarão pela avaliação de médicos.


Católicos do mundo todo esperam ansiosamente por essa beatificação devido ao imenso prestígio conquistado por Wojtyla. Com seu carisma, o papa cativou até mesmo os não-cristãos e seguidores de outras doutrinas.

Responder