Finados: dia em que a Igreja celebra e reza pelos fiéis defuntos

Essa prática começou já no século II, onde temos relato de alguns Cristão que rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires para rezar pelos que morreram. No século V a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém lembrava.

Também o abade de Cluny, Santo Odilon, em 998 pedia aos monges que orassem pelos mortos. Desde o século XI, os Papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia aos mortos. No século XIII esse dia anual passa a ser comemorado em 2 de novembro, porque 1° de novembro é a Festa de Todos os Santos.


Temos o embazamento bíblico que nos indica essa prática da oração pelos mortos: “Pois bem, quando oravas, tu e Sara, eu apresentei o memorial da vossa prece na presença da claridade do Senhor. Da mesma forma o fiz, quando sepultava os mortos”. (Tb 12, 12). 


Outro texto bíblico que nos ajuda e fundamentar biblicamente a prática da oração pelos mortos é de Macabeus:“De fato, se ele não tivesse esperança na ressurreição dos que tinham morrido na batalha, seria supérfluo e vão orar pelos mortos. Mas, considerando que um ótimo dom da graça de Deus está reservado para os que adormecem piedosamente na morte, era santo e piedoso o seu modo de pensar. Eis por que mandou fazer o sacrifício expiatório pelos falecidos, a fim de que fossem absolvidos de seus pecados”. (2 Mc 12, 43-46).

Neste dia de uma forma especial, a Igreja concede aos fiéis que forem visitar o Cemitérios e orar pelos mortos, “a indulgência plenária” (remissão plena das penas dos pecados). Porém, se faz necessário para experimentar a indulgência, ter se confessado, participar da Santa Missa e rezar o Credo, um Pai-Nosso e uma Ave-Maria nas intenções do Santo Padre o Papa. Essa indulgência plenária pode ser oferecida para a alma de um ente querido ou pelas almas do Purgatório. A Igreja estende até o dia 8 de novembro a graça da indulgência plenária para os que visitarem os Cemitérios, orarem pelos mortos e pelas intenções do Santo Padre o Papa.

Como católicos, precisamos agradecer a Deus pelo dom da nossa fé, e aproveitarmos todas as graças que o Senhor nos concede através da oração e das práticas de piedade e atos de misericórdia.

Unamo-nos a toda a Igreja neste empenho pela oração pelos fiéis defuntos e estejamos sempre preparados, vivendo na graça e na benção de Deus, pois o Senhor pode vir a qualquer momento, ou podemos ser chamados para a morada eterna. Busquemos a santidade com todo empenho e piedade.

Pe.Roger Luis

Responder