Araguaína irá sediar o Encontro Regional da Juventude e Adolescência Missionária

O evento deve reunir 300 jovens do Regional Centro-Oeste da CNBB (Distrito Federal, Goiás e Tocantins)


Nos dias 08, 09 e 10 de abril acontece em Araguaína-TO o 8º Encontro Regional da Juventude e Adolescência Missionária (ERJAM). O evento deve reunir 300 jovens do Regional Centro-Oeste da CNBB (Distrito Federal, Goiás e Tocantins) para refletir sobre o lema da Campanha da Fraternidade: “A criação geme em dores de parto (Rm 8, 22)”, e “Conhecer Jesus Cristo é nossa alegria, segui-lo é uma graça, anunciá-lo é nossa missão”, lema do encontro.

“O evento é uma oportunidade de refletir com os jovens o tema da Campanha da Fraternidade 2011, que tem como tema a Fraternidade e a Vida no Planeta, numa característica própria da juventude. Trata-se de um ensejo para se refletir a dimensão missionária da CF”. Comentou o secretário nacional da Juventude Missionária e um dos palestrantes do encontro, padre Marcelo Gualberto, numa entrevista para o site da CNBB. 

Padre Marcelo destacou que o encontro é um convite aos jovens refletirem a sua responsabilidade para com o meio ambiente. “É uma reflexão que se faz com os jovens e adolescentes sobre sua responsabilidade para com o meio ambiente; uma vez que nós vimos todas as realidades do nosso cotidiano, do meio ambiente, as catástrofes que vêm acontecendo, os desastres naturais; tudo isso chama os jovens a se questionarem: Eu também não estou contribuindo para que isso aconteça?”, refletiu o secretário.

Além das palestras acontecerá um momento missionário de visita e conhecimento da realidade carente das periferias de Araguaína nas duas paróquias do município e uma noite cultural com apresentações artísticas. Durante o evento será anunciado o local do 9º ERJAM que, provavelmente, deverá acolher a cruz da Jornada Mundial da Juventude de 2013.

O encontro contará com a presença do bispo de Tocantinópolis (TO), e anfitrião do evento, dom Giovane Pereira de Melo; a participação do presidente do Conselho Missionário Regional (Comire) e bispo de Porto Nacional (TO), dom Romualdo Matias Kujawski e do coordenador padre Marcos Aureliano.

Responder