Comunidade do Setor Waldir Lins em Gurupi inicia sua novena

As festividades vão até o dia 07 de outubro

Teve início ontem, 28, a Novena em Honra à Nossa Senhora do Rosário, no setor Waldir Lins, em Gurupi. As festividades vão até o dia 07, com recitação do terço e celebração da Santa Missa todas as noites. Nos dias 30/09, 01 e 02/10 acontece a parte social, com leilões, barraquinhas com comidas típicas, bebidas e também brincadeiras com as crianças.

O pároco Juarez comenta que espera colher bons frutos da novena. “Ao término de todo Novenário espera-se que os fiéis tenham tido a oportunidade de deixar-se evangelizar: ouvindo e guardando a palavra de Deus, para no tempo oportuno, também eles poderem evangelizar, ou seja, levar o conforto da Palavra de Deus a todos quantos necessitarem e quiserem ouvi-la”.


A jovem Carla Souza, 22 anos, também fala da sua expectativa com os festejos. “Espero que as pessoas obtenham as graças solicitadas e que as famílias da comunidade percebam a importância da celebração eucarística e sintam tocadas a participar mais das missas, das pastorais e movimentos ".


Nossa Senhora do Rosário
“A origem do Rosário é muito antiga, pois conta-se que os monges anacoretas usavam pedrinhas para contar o número das orações vocais. Desta forma, nos conventos medievais, os irmãos leigos dispensados da recitação do Saltério (pela pouca familiaridade com o latim), completavam suas práticas de piedade com a recitação de Pai-Nossos e, para a contagem, o Doutor da Igreja São Beda, o Venerável (séc. VII-VIII), havia sugerido a adoção de vários grãos enfiados em um barbante.

Na história também encontramos Maria que apareceu a São Domingos e indicou-lhe o Rosário como potente arma para a conversão: ‘Quero que saiba que, a principal peça de combate, tem sido sempre o Saltério Angélico (Rosário) que é a pedra fundamental do Novo Testamento. Assim quero que alcances estas almas endurecidas e as conquiste para Deus, com a oração do meu Saltério’”. 


Kaio Mendes

Responder