Papa Bento XVI lança livro sobre a música: Elogiar a Deus com a Arte

Em breve se publicará o livro sobre música que escreveu o Papa Bento XVI intitulado “Elogiar a Deus com a arte” no qual o Santo Padre “derrama sua paixão pela música e reflete sobre arte, liturgia e teologia”, além de dar uma aproximação crítica a obras de grandes compositores como Schubert, Beethoven e Mozart.

Conforme informa o jornal La Razón da Espanha, o livro – cuja edição em português ainda não tem data – contém uma introdução de Riccardo Muti, atual diretor do Teatro da Ópera de Roma. No texto o Santo Padre “fala de teologia, do Concílio Vaticano II, de arte e de liturgia” e considera que “a beleza das criações artísticas é uma estupenda maneira de chegar a Deus”.


“Há uma profunda relação entre a música e a esperança, entre o canto e a vida eterna: não em vão a tradição cristã mostra os espíritos beatos enquanto cantam em coro, tomados e extasiados da beleza de Deus. A arte autêntica, como a oração, não nos afasta da realidade de cada dia, mas sim devolve a ela para ‘regá-la’ e fazê-la germinar para que dê frutos de bem e de paz”, afirma a nota que o jornal espanhol escreve a partir da informação do diário La Stampa, da Itália.


No livro o Papa Bento XVI “agradece aos músicos que tocam para ele nas audiências e atos oficiais” e expressa sua paixão por seu compositor favorito, Mozart, assinalando que “deixa-me acima de tudo uma sensação de gratidão por haver-nos dado tudo isso e pelo fato de que tudo isso tenha sido dado a ele”.

Fonte: acidigital

Responder